6.6.06

Utensílios para fogão

Para uso no fogão, as panelas devem ter cabos compridos, a prova de fogo, com peso suficiente para assentar com segurança sobre o fogo mas não muito pesadas, devendo distribuir o calor por igual.




· Frigideiras: estas panelas largas, baixas, de fundo achatado têm vários tamanhos. Usadas em geral para fritar rapidamente alimentos em pedaços finos, as feitas de metal pesado e bom condutor de calor são as melhores. Cabos compridos e retos facilitam seu manejo.

· Frigideiras antiaderentes: uma camada de um produto especial recobre-as, dispensando o uso de gordura. Deve-se ter cuidado especial para evitar que essa camada seja riscada.

· Panelas: os utensílios mais usados na cozinha são encontrados em vários tamanhos e formatos. Algumas são baixas e fortes, outras grande e fundas. Em geral são diferenciadas por sua capacidade – em litros ou em pintas – ou ambos - e normalmente têm tampa. As panelas de aço inoxidável são boas condutoras de calor.

· Panela dupla: composta de duas panelas, uma com fundo largo e a outra menos cabendo dentro ou sobre a maior. É usada para cozinhar alimentos delicados em banho-maria, evitando o fogo direto.

· Caldeirão: serve também para cozinhar macarrão, é mais fundo do que largo e com boa capacidade.

· Panela a vapor: um recipiente com furos, colocado dentro de uma panela fazendo com que os legumes sejam cozidos só com o vapor da água, sem tocá-la. Também existem panelas a vapor que podem ser encaixadas uma sobre as outras.



· Chapa: utensílio baixo e pesado (em geral de ferro), às vezes com revestimento antiaderente, excelente condutor de calor. Usadas para fritar bolinhos e panquecas. As moldadas em ferro e onduladas são ótimas para grelhar peixe, carne e legumes dando efeito de grelhado.

· Frigideira pequena: tradicionalmente confeccionada em ferro fundido, esta frigideira baixa é ideal para fazer panquecas perfeitas. Deve ser provada ou temperada antes de ser usada e bem limpa com pano úmido em vez de ser lavada.

· Omeleteira: esta frigideira especial deve ter fundo pesado para distribuir o calor por igual, e as laterais curvas e levemente obliquas permitindo que a omelete pronta deslize facilmente para a travessa de servir. Um cabo inclinado facilita o manuseio. A omeleteira deve ser temperada antes de ser usada e limpa em vez de lavada.

· Caldeirão para peixe: panela estreita e alta, tão alta quanto profunda, tem uma chapa furada para colocar o peixe ou retirá-lo do seu caldo de cozimento.

· Frigideira funda (para fritar com bastante óleo): pesada, com tampa e uma cesta de arame com cabo que permite mergulhá-la no óleo e depois suspende-la para escorrer o excesso.

· Panela de pressão: panela funda, pesada e com tampa provida de medidor de pressão e válvula de segurança; utiliza o vapor interno para cozinhar o alimento na metade do tempo normal.

Nenhum comentário: