6.6.06
Facas
De vital importância para um grande número de tarefas, o cozinheiro deve ter a sua disposição uma boa variedade de uso em geral e especifico. As facas devem ser mantidas bem afastadas e guardadas dentro de blocos de madeira para evitar que percam o fio.
· Cutelo (ocidente): o peso de sua grande lâmina achatada e retangular é ideal para cortar a carne nos ossos e nas juntas.
· Faca do Chef ou de cozinha: tem lamina triangular com cerca de 15-30cm. Sua ponta ligeiramente curvada permite que se balance a faca, facilitando o ato de picar.
· Faca para filetar: tem lamina longa e flexível com cerca de 20 cm. Ideal para peixe cru, frutas e legumes.
· Faca para desossar: tem lamina longa e rígida e uma ponta curva afiada, facilitando desossar carne e aves.
· Faca serrilhada: pequena face de 13 cm para cortar frutas e legumes. A face maior é ideal para cortar pão e bolo.
· Faquinha (para descascar): tem o formato semelhante ao da faca de cozinha, mas sua lamina tem 6-9 cm é uma das facas de maior utilidade. Graças a seu tamanho, é excelente para cortar frutas, legumes, carnes, etc.
· Mezzaluna: do italiano “meia lua”. Tem lâmina curva de aço e um cabo de madeira vertical em cada lado. È usada no movimento de vai e vem.
· Faca e garfo para cortar: uma faca com lamina estreita e comprida é ideal para cortar carne cozida enquanto quente, uma faca canelada e com ponta arredondada é indicada para cortar carne fria. O garfo, com duas pontas afiadas, segura a carne para ser cortada. Deve ter um cabo comprido e um protetor para não machucar a mão.
· Amolador de faca: peça comprida de aço com textura áspera. Para afiar, deslize a lamina da faca sobre o aço em um angulo com cerca de 45º.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário