6.6.06

Utensílios para assar

Para o uso doméstico é necessária uma grande variedades de itens especiais para fazer com perfeição pães, tortas fechadas e abertas, bolos e biscoitos.

· Fôrmas para bolo: fôrmas de metal, quadradas, redondas ou retangulares, fundas ou rasas, são utilizadas para fazer bolos simples ou em camadas. Existem também com formatos decorativos. Algumas fôrmas têm o fundo removível.

· Fôrmas com furo no meio: ao assar uma massa pesada, o furo no meio da fôrma permite que o calor atinja o centro do bolo. No caso de massa leve ou aerada, o furo mantém o bolo crescido.

· Fôrma com fundo removível: tem o fundo removível e um dos lados presos por uma mola que ao ser solta facilita a remoção do bolo.

· Fôrma de rocambole (suíça): fôrma de metal rasa e de metal, usada especificamente para assar pão-de-ló.

· Assadeiras: assadeiras de metal retangulares, algumas vezes com bordas onduladas. Assadeiras pesadas e de boa qualidade são essenciais para conduzir o calor e evitar que deformem.

· Fôrmas de pão: Fôrmas simples, retangulares e fundas para assar pães e patês. As fôrmas estreitas e compridas são usadas para fazer baguete do tipo francês.

· Fôrmas de torta: fôrmas rasas, redondas e com paredes inclinadas podem ser de vidro, metal ou porcelana para serem levadas a mesa.

· Fôrmas de torta aberta: redondas e baixas, muitas vezes caneladas e com base removível. De vários tipos, podem ser usadas para tortas abertas e fechadas e para bolos em camadas.

· Feijões para assar: feijões de cerâmica ou metal que servem para fazer peso sobre a massa assada sem recheio.

· Forminhas: de metal, em geral formando desenhos e com as paredes onduladas, são ideais para assar petits fours ou tortas pequenas. Éclairs (bombas), madalenas e bolos redondos e pequenos podem ser assados em forminhas com formatos diversos.




· Suportes para bolo: suportes de grade de metal, abertos e com pés, redondos ou retangulares, fazem o ar circular sob o bolo para esfriar.

· Fôrmas decorativas: podem ser usadas para fazer pães, pudins no vapor ou assados, gelatinas, musses, sorvetes, bombas.

· Cortadores de biscoitos e massas: vendidos individualmente ou em jogos, estes cortadores de metal, com lados verticais, têm formas geométricas, de flores ou animais em diversos tamanhos.

· Carretilha: roda serrilhada com cabo de madeira serve para dar um acabamento decorativo em pastéis e tortas.

Nenhum comentário: