7.6.06

Utensílios para misturar, enrolar e decorar

Para preparar os alimentos – seja mexendo, batendo ou moldando – e para decoração e acabamento de um prato, são necessários diversos utensílios diferentes, mas importantes.

· Tigelas: existem em diversos tamanhos. As de aço inoxidável são duráveis e bons condutores de calor e de frio; as de cerâmica e vidro são pesadas e ficam estáveis sobre a mesa enquanto se batem os ingredientes.

· Colheres de madeira: ideais para mexer, misturar e bater, são fortes e inflexíveis e não conduzem calor. A madeira absorve os sabores, portanto sempre lave, seque muito bem e deixe-as arejar depois do uso.



· Espátula de borracha: útil para despejar as claras em neve, serve também para remover toda a massa da tigela. É também imprescindível para panelas antiaderentes.

· Pincéis: servem para aplicar ingredientes que dão brilho a diversos tipos de pratos, antes ou depois de assar; podem ser arredondados ou achatados, com cerdas de porco ou de plástico.

· Pilão e almofariz: almofariz é um pequeno recipiente, em geral de pedra ou mármore, com a superfície interna áspera. Pilão é um bastão com a extremidade arredondada que se ajusta ao contorno do almofariz. São usados para moer condimentos e sementes e para fazer pesto.

· Rolo de macarrão: o rolo de macarrão, liso e pesado, pode ou não ter cabos. Em alguns rolos de macarrão, os cabos são fixados em uma vara central.

· Máquina de fazer macarrão: serve para enrolar e cortar massas; é vendida com diversos cortadores para fazer tirar e tipos de macarrão de diferentes larguras.

· Batedores manuais: batedores feitos com voltas de arame e cabo de metal são preferidos pelos Chefs para bater claras em neve, misturar molhos e fazer massas sem grumos. Existem em diversos tamanhos para diferentes usos.



· Batedor rotatório: o batedor com engrenagem tem dois batedores com quatro laminas, acionado por um pequeno cabo, serve para mexer misturas consistentes, como sorvete já meio endurecido.

· Sacos e bicos de confeitar: imprescindíveis para decorações, existem de diferentes tipos, com bocal de metal ou plástico, com aberturas em diversos formatos.

Nenhum comentário: